Blog

As Redes Sociais Realmente Ajudam a Minha Empresa?

Com a popularização da internet e, mais especificamente, das redes sociais, começamos a questionar sobre a utilização para melhorar os negócios. É inegável que uma marca deve estar presente onde há grande quantidade de pessoas, afinal, atingir o público alvo faz parte da venda de um produto ou serviço, mas será que toda organização tem condições verdadeiras de se fazer presente em um Facebook ou Twitter, por exemplo?

A resposta, de forma mais objetiva possível, é: sim. Qualquer empresa pode estar presente nas redes sociais. Indo além, consideramos que toda empresa deve se modernizar ao ponto de utilizar da melhor maneira possível essa estratégia.

Mas qual rede social devo usar?

Isso depende qual público você quer atingir. O Snapchat, uma das mais recentes manias mundiais, é mais habitada pelo público jovem, até os 24 anos. Então faz total sentido que marcas voltadas para esse público estejam presentes lá. Já o Facebook, é uma rede social com um público mais velho, sendo indicado para marcas em que o público esteja na mesma condição.

Além disso, também devemos considerar o perfil de público que frequenta a rede que gostaríamos de utilizar para veiculação de anúncios. O Pinterest, por exemplo, é uma rede social amplamente dominada por pessoas ligadas em moda, decoração e afins. Não faz muito sentido uma marca de inseticida, nesse caso, promover seu anúncio nesse site. Muita atenção para esses itens.

Também devemos levar em conta o tipo de produto ou serviço que sua empresa vende. Empresas de roupa, por serem extremamente visuais, devem participar de sites que possibilitem a veiculação de fotos - novamente o Pinterest é interessante aqui. Já empresas que vendem software podem optar por divulgar o produto com vídeos, tornando o Youtube fundamental para isso.

Por último, e não menos importante, devemos entender em qual momento gostaríamos de atingir potenciais clientes. Algumas redes sociais, como o Twitter, funcionam muito bem em eventos ao vivo. Por isso, faz sentido que algumas marcas utilizem isso como motivação para anunciar. Exemplos atuais incluem algumas marcas alimentícias anunciando produtos na rede social durante os programas do Master Chef Brasil.

Em resumo

As redes sociais surgiram como mais um canal para sua empresa aparecer. Elas, provavelmente, não irão eliminar a necessidade de mídias tradicionais, como folhetos, outdoors e comerciais na televisão ou rádio. São apenas mais um caminho, bastante assertivo, de chegar até seu público, seja qual for e onde estiver. Se sua empresa tem interesse em utilizar esse tipo de estratégia, basta se atentar aos 4 itens previamente citados, que provavelmente tudo irá funcionar.

Se deseja saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco. Certamente poderemos ajudá-lo nessa estratégia.

 

Lista VIP

Junte-se a mais de 6 mil pessoas inteligentes e receba conteúdos exclusivos para ter sucesso com o seu negócio! É grátis!